sessao stop infecao1sessao stop infecao2sessao stop infecao3

A equipa do Projeto Stop Infeção Hospitalar no Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM), promoveram, no passado dia 20 de dezembro, uma sessão com o tema “Stop Infeção Hospitalar no CHBM – Desafio Gulbenkian”, para divulgar o projeto aos profissionais da Instituição, analisar os resultados obtidos e discutir medidas futuras a implementar.

O CHBM foi uma das 12 unidades de saúde selecionadas em 2015 para implementar o projeto, num período de 3 anos. A Fundação Calouste Gulbenkian, em parceria com o Institute for Healthcare Improvement de Boston, assumiu assim o compromisso de ajudar a implementar uma metodologia de melhoria continua que procura reduzir em 50% a incidência das infeções hospitalares mais importantes.

Na sessão foram apresentadas as medidas de atuação do projeto, designadas de bundles ou “Feixes de Intervenção”, para a prevenção das infeções: relacionadas com o cateter venoso central, associadas à algaliação, associadas à pneumonia nos doentes intubados e do local cirúrgico. Foram, ainda, divulgados os serviços que, nesta primeira fase, integraram o projeto: Medicina Interna A e B, Unidade de Cuidados Intensivos, Ortopedia, Cirurgia Geral e Bloco Operatório.

Relativamente aos resultados apresentados salienta-se a redução em 58% da infeção urinária associada ao cateter vesical e a redução de 41% de infeção do local cirúrgico do colón e reto. No que respeita à prevenção das infeções relacionadas ao cateter venoso central registaram-se já 923 dias de doentes com cateter sem infeção, enquanto que na pneumonia associada à intubação registou-se um período de 495 dias de doentes intubados sem infeção.

A sessão contou com a presença da direção clínica do CHBM e de elementos dos Grupos Coordenadores Locais do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e Resistências aos Antimicrobianos (GCL-PPCIRA) do Centro Hospitalar de Setúbal e do Hospital Garcia de Orta, que vieram conhecer a realidade do CHBM nesta área.