boperatorio criancas1boperatorio criancas2aventura bloco

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) tem como missão prestar cuidados de saúde diferenciados a todos os cidadãos, de forma humanizada e respeitando a dignidade individual de cada doente. No âmbito desta missão, tem sido desenvolvida uma política de proximidade e de acolhimento aos utentes e seus familiares.

No Bloco Operatório, no âmbito do acolhimento do utente pediátrico, foi dado mais um passo no sentido de reduzir a ansiedade e a preocupação naturalmente vivenciadas pela criança e respetiva família, nos momentos que antecedem, durante e após a realização de uma intervenção cirúrgica.

A realização de uma intervenção cirúrgica exige o cumprimento rigoroso de um conjunto muito vasto de procedimentos, em prol da segurança dos utentes e da qualidade técnica do ato cirúrgico, que podem ser geradores de apreensão por parte dos utentes e familiares, particularmente quando os utentes são crianças. Assim, dando cumprimento à legislação em vigor, foi elaborado um vídeo informativo onde se explica aos utentes pediátricos e família, de forma simples, qual o percurso que será feito pelas crianças e jovens que vão ser operados e da pessoa significativa que o acompanha no Hospital, até ao momento imediatamente antes da indução anestésica. Este vídeo será transmitido, a partir do mês de janeiro, num monitor junto da entrada do Bloco Operatório, para visualização dos familiares/pessoa significativa durante o período em que aguardam o fim da cirurgia.

Este projeto constitui mais uma medida de promoção do acolhimento e da satisfação dos utentes, que se alia às demais iniciativas desenvolvidas e implementadas pelo Bloco Operatório. Desde 2003 que este serviço desenvolve estratégias de acolhimento dos utentes pediátricos e da pessoa significativa, por forma a facilitar o momento da entrada das crianças no serviço, nomeadamente a escolha de um brinquedo que os “distrai” e que no final levam consigo para casa; a entrega de um diploma de “Bom Comportamento” que recompensa pelos momentos críticos que vivenciaram; e com o Cantinho do Mickey na Unidade de Cuidados Pós-Anestésicos onde recuperam da anestesia realizada, junto da pessoa significativa.

Para recordar os utentes da data da consulta agendada, o CHBM iniciou um serviço de mensagens escritas (SMS) no passado mês de outubro. Este projeto que visa estabelecer um contacto mais efectivo com os utentes, evitando que por desconhecimento não compareçam às consultas agendadas, permitirá também reduzir a utilização do papel no Serviço Nacional de Saúde (SNS). Com a total implementação do projeto, previsto para o início do mês de janeiro de 2018, deixarão de ser enviadas cartas em papel para os utentes com este propósito.

Na entrada principal do Hospital de Nossa Senhora do Rosário – Barreiro funciona, desde 1 de agosto último, o Núcleo de Informações e Acompanhamento, uma nova unidade que tem como principal missão informar e auxiliar os utentes e familiares que acorrem a esta unidade hospitalar. Estes profissionais, elos de ligação entre a população e a instituição, prestam esclarecimentos sobre o funcionamento do Hospital; indicam a localização dos serviços clínicos e de apoio, e se necessário acompanham os utentes ou familiares até aos locais onde se pretendem dirigir; disponibilizam também ajuda na orientação dos utentes e colaboraram na organização das visitas aos doentes internados.

No Serviço de Urgência Geral está a ser implementado o Gabinete de Apoio e Acompanhamento de Doentes e Famílias que tem como objetivos esclarecer e orientar os doentes e famílias que recorrem a este serviço, visando melhorar o atendimento e aumentar o grau de satisfação com os cuidados prestados; apoiar a equipa de saúde na mediação de eventuais conflitos; e diminuir o tempo de permanência dos doentes com situações sociais problemáticas na Urgência Geral. Funcionará nos dias úteis entre as 8h00 e as 17h00.

Para o próximo ano, o CHBM continuará a apostar no desenvolvimento de estratégias e projetos com a comunidade, para que os utentes se sintam cada vez mais próximos de nós! Só assim, “Juntos cuidamos”!