O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) foi distinguido com a classificação máxima de “Excelência Clínica” na Área de Cirurgia de Ambulatório, bem como nas dimensões de “Focalização no utente” e “Segurança do doente”, no âmbito do projeto Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS) da Entidade Reguladora da Saúde (ERS).

A área de Ortopedia também foi avaliada nos procedimentos de artroplastias totais da anca e do joelho; e tratamento cirúrgico da fratura proximal do fémur, tendo obtido a classificação intermédia na dimensão da “Excelência clínica”.

No módulo do SINAS dedicado aos prestadores de cuidados de saúde com internamento - SINAS@Hospitais – avaliam-se as dimensões de “Excelência Clínica”, “Segurança do doente”, “Adequação e conforto das instalações”, “Focalização no utente” e “Satisfação do utente”.

Na dimensão “Excelência Clínica” os dados que foram objeto de avaliação compreendem os episódios de alta entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2016. Nas restantes dimensões avaliadas, a informação reporta ao ano de 2017.

Esta classificação resulta do trabalho realizado por um grupo de profissionais, que de forma empenhada tem vindo a desenvolver a sua atividade tendo como objetivo a melhoria contínua das práticas e dos resultados assistenciais.

O módulo SINAS@Hospitais conta com a participação de prestadores de cuidados de saúde de natureza hospitalar, dos setores público, privado e social, que voluntariamente se submeteram à avaliação.