dia enf peri1dia enf peri2dia enf peri3

No dia 15 de fevereiro o Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) une-se à Associação dos Enfermeiros de Sala de Operações Portugueses (AESOP) e à European Operating Room Nurses Association (EORNA) nas comemorações do Dia Europeu do Enfermeiro Perioperatório. O desafio deste ano incidiu no tema: “Perioperative nurse: Professionalism; Responsability; Humanity”.

Segundo AESOP, a DGS estima que “60% das Infeções do Local Cirúrgico (ILC) sejam evitáveis pelo uso de normas baseadas em evidência e de “feixes de intervenções.” A prevenção da hipotermia perioperatória está associada a melhores resultados em saúde, nomeadamente à prevenção da ILC.

A Prevenção e Controlo da Hipotermia Perioperatória Inadvertida é reconhecida por todos os profissionais, como uma prática de extrema importância no que diz respeito ao doente cirúrgico. A avaliação da temperatura e o seu registo, de uma forma sistemática e padronizada, é estritamente necessária no período perioperatório.

Assim, no âmbito da “Prevenção e Controlo da Hipotermia Perioperatória Inadvertida”, o serviço de Bloco Operatório Central, em conjunto com os serviços de internamento de Cirurgia Geral e Ortopedia dinamizam este dia com mensagens de adesão às boas práticas para o controlo e prevenção da hipotermia perioperatoria, prática esta que tem vindo a ser desenvolvida e implementada com a adesão ao Projeto Stop Infeção Hospitalar, da qual o CHBM faz parte.

A equipa de enfermagem do Bloco Operatório

dia enf peri4dia enf peri5dia enf peri6