apresentacao incom1apresentacao incom2apresentacao incom3

O Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental apresentou a várias entidades da área de influência do Centro Hospitalar Barreiro Montijo, no passado dia 23 de fevereiro, o Projeto InCom, um projeto de intervenção comunitária em Saúde Mental desenvolvido em conjunto com o ACES Arco Ribeirinho.

Este projeto tem como principais objetivos o combate ao estigma relativo à doença mental, a prestação de cuidados de Saúde Mental de qualidade, a melhoria da Acessibilidade da população a estes cuidados, a promoção da articulação entre os vários prestadores de Cuidados de Saúde e a estabilização psicopatológica e reabilitação psicossocial dos utentes com doença mental.

O InCom prevê o desenvolvimento de três novas estruturas técnicas que prestam cuidados diferenciados a utentes com doença mental grave, residentes nos concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete com necessidades especializadas de tratamento e de reabilitação: um Hospital de Dia, uma Unidade de Cuidados de Apoio Domiciliário Integrado (UCADI) e uma Unidade de Vida Autónoma (UVA).

A criação de um Hospital de Dia, na Unidade Hospitalar do Montijo, contribui para a manutenção dos doentes inseridos nas famílias e na comunidade. Trata-se de uma unidade destinada a utentes com potencial reabilitativo em fase de recuperação de episódios agudos ou de difícil estabilização clínica, a merecer uma intervenção diária e intensiva.

A UCADI é uma estrutura de apoio domiciliário multidisciplinar destinada ao cuidado de utentes com doença mental que necessitem de apoio domiciliário. Esta Unidade, além de prever uma estabilidade clínica e manutenção de terapêutica, pretende garantir os cuidados a doentes mais deficitários e com menos apoio sociofamiliar.

A Unidade de Vida Autónoma é uma estrutura residencial, localizada na comunidade, destinada a doentes em processo de reabilitação com deficiente apoio sociofamiliar, mas estabilizados do ponto de vista psicopatológico.

O Projeto InCom integra ainda um programa piloto destinado aos utentes residentes nos concelhos do Montijo e Alcochete designado de Intervenção Comunitária em Saúde Mental no Montijo (iCosmmos) que através de uma plataforma online presta serviços de consultoria a Médicos de Família, técnicos de Instituições Sociais parceiras, utentes e familiares.

Nesta sessão estiveram presentes representantes de diversas entidades que integram os CLAS (Conselho Local de Ação Social) dos concelhos da área de influência do CHBM.