O Serviço de Urgência Geral do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM), situado no Hospital de Nossa Senhora do Rosário – Barreiro, vai beneficiar de obras de requalificação com o objetivo de melhorar a prestação de cuidados aos utentes e as condições de trabalho dos seus profissionais.

Com esta intervenção o Serviço de Urgência Geral passará a dispor de mais gabinetes médicos, de dois postos de triagem, de uma nova sala destinada a tratamentos respiratórios e aumentará a capacidade da sala de espera para os doentes que aguardam triagem. Com a renovação do espaço, o circuito dos doentes prioritários e não prioritários será diferente, com salas de espera autónomas, permitindo assim melhorar as condições de vigilância dos utentes mais urgentes. O Serviço de Urgência Pediátrica também beneficiará desta intervenção, passando a dispor de uma nova sala de espera com melhores condições de acolhimento.

Esta obra tem um prazo de execução estimado de 5 meses com inicio no mês de maio. Durante este período, o Serviço de Urgência Geral passa a funcionar no edifício da Consulta Externa, ocupando a área dos gabinetes 1 ao 14. A Sala de Observações (SO) e a Unidade de Internamento Polivalente de Agudos (UIPA) mantêm-se em funcionamento no espaço atual.

O edifício da Consulta Externa iniciou, este fim de semana, as obras de adaptação necessárias, passando o Serviço de Urgência Geral a funcionar neste espaço a partir das 10h00 do dia 24 de abril. A Unidade de Consultas Externas ocupará o restante espaço e, com uma gestão mais ajustada, será possível garantir que a maior parte das consultas se realizem no mesmo local.

O CHBM agradece a compreensão dos utentes, seus familiares/acompanhantes e demais entidades da comunidade, para o incómodo que esta intervenção poderá causar. A requalificação do Serviço de Urgência, há muito ambicionada pela população e profissionais de saúde, contribuirá para melhorar o acolhimento e a qualidade dos cuidados a prestar aos seus doentes.