encontro nhacrj1encontro nhacrj2encontro nhacrj3

O Núcleo Hospitalar de Apoio a Crianças e Jovens em Risco do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) realizou, no passado dia 13 de abril, um Encontro com o tema “Refletindo sobre maus tratos, práticas de bons-tratos!” com o objetivo de promover um momento de partilha e reflexão com base na experiência de intervenção conjunta das entidades presentes.

O Encontro contou com a participação de várias instituições da área de influência do CHBM que têm intervenção nesta temática: o Núcleo de Apoio a Crianças e Jovens em Risco do ACES Ribeirinho; as Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete; a Equipa Multidisciplinar de Apoio aos Tribunais (EMAT); e o Procurador da República do Tribunal de Família e Menores do Barreiro. A manhã terminou com a discussão aberta de um caso clínico.

O Núcleo Hospitalar de Apoio a Crianças e Jovens em Risco do CHBM iniciou funções em setembro de 2009 composto por 1 Psicóloga Clínica, 1 Assistente Social, 1 Pediatra e 1 Enfermeira. Em 2018 viu a sua equipa alargada com a integração de mais 3 Enfermeiros. Em 2017, o Núcleo registou um aumento significativo do número de casos sinalizados com 155 sinalizações de crianças/jovens em risco e perigo das quais: 98 foram negligência; 28 mau trato físico; 17 abuso sexual; e 12 mau trato psicológico. A maioria das situações sinalizadas são referentes a crianças com menos de um ano de idade ou na fase da adolescência e do sexo feminino.

No mês de abril celebra-se o mês internacional da prevenção dos maus tratos em crianças e jovens, pelo que este Encontro foi também um momento de alerta e sensibilização para esta temática, onde a prevenção, apoio e intervenção junto das famílias constituem alicerces fundamentais.