historias com vida1historias com vida2historias com vida3

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) promoveu, no passado dia 19 de abril, um encontro com o tema “Histórias com vida...para além da doença oncológica” direcionado a utentes com esta patologia e seus familiares seguidos na Instituição, tendo como objetivo a partilha de experiências na vivência da doença oncológica.

Com uma abordagem diferente, este encontro incidiu numa vertente mais emocional e humana desta doença, tentando passar uma mensagem positiva e de esperança aos utentes que estão em tratamento e até a quem possa um dia vir a passar por esta experiência.

Com um painel composto por 8 utentes e 1 familiar a manhã foi de partilha de histórias de sucesso. O diagnóstico, os tratamentos e a forma como lidaram com a doença foram alguns dos temas abordados. Todos estes testemunhos tinham em comum a forma positiva como encararam o cancro, tendo a maioria continuado a sua vida pessoal e profissional com a normalidade possível.

No final da manhã houve espaço para um debate, que permitiu aos utentes e familiares presentes contarem também as suas experiências. A sessão contou com a presença mais de 100 participantes entre utentes, familiares e profissionais do CHBM.

No âmbito deste evento realiza-se, na entrada principal do Hospital de Nossa Senhora do Rosário – Barreiro, até ao dia 30 de abril, uma exposição com trabalhos de pintura e poesia de 4 utentes do foro oncológico que utilizam a arte como forma de expressão e terapia.