stop infecao18 1stop infecao18 2stop infecao18 3

Três anos depois da implementação do Programa Stop Infeção Hospitalar!, do qual o Centro Hospitalar Barreiro Montijo fez parte, a Fundação Calouste Gulbenkian realizou uma conferência, no dia 7 de maio, para apresentar os resultados deste desafio. Na sessão estiveram presentes o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa; o Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes; e a Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, Isabel Mota.

Em 2015 a Fundação Calouste Gulbenkian assumiu o compromisso de ajudar a implementar uma metodologia destinada a tentar reduzir em 50% as infeções hospitalares adquiridas, num prazo de 3 anos. O programa STOP Infeção Hospitalar!, lançado em parceria com o Ministério da Saúde, englobou 12 centros hospitalares (19 hospitais), incluindo o Centro Hospitalar Barreiro Montijo.

Para mudar estes números foram selecionados 19 hospitais e identificadas as quatro infeções cujo combate era prioritário: a associada à algaliação; a relacionada com o cateter vascular central; a proveniente da intubação; e a associada à ferida operatória. Três anos depois da implementação do desafio Gulbenkian, registaram-se reduções de mais de 50 por cento nas quatro tipologias de infeção. Pelo trabalho desenvolvido, na sessão foram entregues placas de reconhecimento aos representantes das 12 instituições que se associaram a este desafio da Gulbenkian.

Ler mais: https://gulbenkian.pt/noticias/apresentacao-do-estudo-stop-infecao-hospitalar/

Fontes das imagens: Foto 1 - Presidência; Foto 2 - CHBM; Foto 3 - Gulbenkian