A Equipa de Cuidados Paliativos Pediátricos do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM), a primeira a ser criada na Península de Setúbal, comemora hoje o seu primeiro aniversário.

Os cuidados paliativos pediátricos são reconhecidos como um direito humano básico para todas as crianças/adolescentes portadoras de doença crónicas complexas limitantes ou ameaçadoras da vida.

A Equipa de Cuidados Paliativos Pediátricos do CHBM tem como missão assegurar cuidados paliativos de qualidade à criança e família, duma forma holística (física, psíquica, emocional, social e espiritual) e humanizada, satisfazendo as suas necessidades, preferências e desejos, sempre que possível em ambulatório, de acordo com as suas especificidades e reconhecimento da sua trajetória de doença e fase em que se encontra.

Constituída por 2 Pediatras, 2 Enfermeiros, 1 Psicólogo e 1 Assistente Social, a equipa está disponível 24 horas por dia. Funciona no Serviço de Pediatria e abrange a população pediátrica dos concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete, com idade compreendida entre os 0 e os 18.

Nos primeiros 9 meses de atividade, esta Equipa acompanhou 12 crianças (11 referenciadas internamente), a maioria com patologia do foro neurológico; realizou 5 visitas domiciliárias; registou 3 internamentos no Serviço de Pediatria e 1 episódio de urgência. Os restantes atendimentos/intervenções foram realizados em Hospital de Dia ou Consulta, abrangendo o controlo de sintomas, procedimentos de enfermagem, apoio à família nas diversas dimensões, comunicação com a criança/família e articulação com parceiros. De referir ainda a realização de sessões de formação/capacitação de cuidadores e várias reuniões com outras equipas da instituição e externas.

De realçar o baixo número de episódios de urgência, facto atribuível à disponibilidade da Equipa, com apoio telefónico permanente; ao adequado acompanhamento e cuidados antecipatórios. Também a redução de vindas ao Hospital tem sido conseguida com a melhor articulação e agendamento de consultas multidisciplinares.

No âmbito do seu primeiro aniversário, a Equipa Cuidados Paliativos Pediátricos realiza uma exposição na entrada principal do Hospital de Nossa Senhora do Rosário – Barreiro, até ao dia 15 de junho.