expo mascaras1expo mascaras2expo mascaras3

O Serviço de Radioterapia do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) está a promover uma exposição com o tema “Por detrás da máscara...o cancro” que pretende sensibilizar a população para a doença oncológica e dar a conhecer a Radioterapia. Em conjunto com os alunos da Escola Secundária Augusto Cabrita transformaram em arte máscaras termoplásticas, que habitualmente são utilizadas para imobilizar doentes em tratamento de Radioterapia que incida na zona da cabeça e pescoço e sistema nervoso central.

Ao longo dos últimos anos, tem-se assistido ao aumento da taxa de incidência do cancro em Portugal. A incidência de cancro tem aumentado três a quatro por cento ao ano e, em 2017, foram registados cerca de 50 mil novos casos. Esta patologia atinge com maior frequência pessoas com mais de 40 anos, sendo o risco de cancro 5 vezes maior a partir desta idade. No entanto sabe-se que pode atingir qualquer grupo etário, incluindo crianças e jovens.

Na Escola Secundária Augusto Cabrita foi feita uma campanha de sensibilização, pelos Radioterapeutas do CHBM, para alertar estes jovens sobre o cancro, onde foram abordadas diferentes temáticas: o que é; alguns fatores de risco; o papel da Radioterapia nesta patologia. Foi também explicada a utilidade destas máscaras, que são adaptadas a cada doente, pelo que não voltam a ser utilizadas. O desafio foi então lançado aos alunos: transformar algo que simboliza um período negativo em arte, apostando na criatividade e imaginação.

Esta exposição, que estará patente na entrada do Hospital de Nossa Senhora do Rosário – Barreiro até ao dia 29 de junho, teve como inspiração um projeto idêntico desenvolvido em Washington, intitulado “Courage Unmasked”, em que um doente, em 2009, decidiu transformar a sua máscara de tratamento numa obra de arte e posteriormente, com a colaboração de alguns artistas plásticos, criou uma exposição.