evento violencia idosos1evento violencia idosos2evento violencia idosos3

No âmbito das comemorações do Dia Internacional de Sensibilização sobre Violência Contra as Pessoas Idosas, o Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) promoveu, no passado dia 15 de junho, data em que se assinala esta efeméride, um evento com o tema "Violência contra pessoas idosas: vivência hospitalar" com o objetivo de consciencializar e partilhar experiências para promover boas práticas na abordagem da violência contra a pessoa idosa.

Durante o natural processo de envelhecimento surgem perdas de ordem física e psicológica que tornam os idosos mais vulneráveis, particularmente ao risco de violência exercida por terceiros que determinam a diminuição da respetiva qualidade de vida, o aumento dos níveis de stress, a sensação de insegurança e impotência, o agravamento de problemas de saúde existentes e, infelizmente, o aumento da mortalidade desta vitimas.

Ao longo da manhã foram analisadas diferentes perspetivas sobre esta temática: a contextualização do problema na atualidade e no País, na perspetiva da Saúde, refletido pela Subinspetora – Geral da Inspeção Geral das Atividades em Saúde (IGAS), Maria Edite Correia; o ponto de vista da justiça, debatido pela Chefe de Gabinete da Procuradora Geral da República, Helena Gonçalves; o apoio dado pela Segurança Social, apresentado pela Diretora da Unidade de Desenvolvimento Social do Instituto de Segurança Social de Setúbal, Cristina Lira; e a análise da realidade do CHBM, com a visualização de um vídeo.

No que respeita à realidade do Serviço de Urgência Geral do CHBM o acompanhamento destes casos é feito pelo Gabinete de Apoio e Acompanhamento de Doentes e Familiares (GAADF), que tem como principal objetivo o acolhimento sistemático e de proximidade às situações de maior vulnerabilidade. No primeiro trimestre de 2018 este Gabinete sinalizou 30 situações, sendo que foram todas solucionadas. Foi ainda realçada a importância de um verdadeiro trabalho de equipa em que todos os profissionais do Serviço de Urgência Geral, sensibilizados e atentos a pequenos sinais, estão envolvidos e contribuem para a deteção atempada destas situações.

Este Evento contou com cerca de 80 participantes, com a presença da Secretária de Estado para a Igualdade e Cidadania, Rosa Monteiro, e de vários elementos da comunidade como o Presidente da Câmara do Barreiro, Frederico Rosa, o Presidente da Câmara de Alcochete, Fernando Pinto, representantes das Misericórdias do Barreiro, Alhos Vedros e Alcochete, entre outros. Convidado para o encerramento do evento, e na impossibilidade de estar presente por motivos de saúde, o Monsenhor Vítor Feytor Pinto, enviou uma mensagem aos participantes que foi transmitida no final da manhã.

.