atl julho1atl julho2atl julho3

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) promove, desde 2014, duas semanas de Atividades de Tempos Livres (ATL) nas férias de verão para os filhos dos seus colaboradores. A primeira semana, que decorreu de 16 a 20 de julho, contou com a presença de 19 crianças e jovens dos 7 aos 14 anos que tiveram a oportunidade de participar em diferentes atividades, umas com um caráter mais educativo e outras com uma maior componente de lazer e desporto.

As atividades começaram com uma sessão de educação para a saúde com o tema “Alimentação Saudável”, com a colaboração do Serviço de Nutrição e Alimentação do CHBM, onde os mais pequenos aprenderam a fazer as escolhas mais acertadas no que diz respeito ao que comer.

atl julho4atl julho7atl julho6

Na manhã dedicada aos primeiros socorros, aprenderam em que situações se deve ligar para o 112, a posição lateral de segurança e, ainda, manobras de Suporte Básico de Vida com a colaboração da VMER Barreiro. Nesse dia receberam ainda a visita dos Bombeiros Voluntários do Barreiro – Corpo de Salvação Pública que falaram sobre o trabalho desenvolvido e mostraram uma viatura de combate a incêndios, o que animou a tarde dos mais pequenos.

Durante a semana as crianças e jovens tiveram também a oportunidade de conhecer melhor o Centro Hospitalar visitando alguns serviços como o Bloco Operatório, o Serviço de Medicina Física e de Reabilitação e o Serviço de Instalações e Equipamentos. Fizeram também uma aula de ginástica, um workshop de culinária e outro de música. Houve ainda tempo para brincadeiras com Jogos Tradicionais.

atl julho8atl julho5atl julho9

O ATL de verão é uma iniciativa integrada no projeto “Brincando & Aprendendo”, que tem como objetivo organizar diversas atividades lúdico-pedagógicas para os filhos dos funcionários. O Conselho de Administração agradece a todos os colaboradores do CHBM que organizaram e realizaram estas atividades, bem como às entidades externas que colaboraram no ATL.