A Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) foi uma das 33 unidades que recebeu um Compressor Cardíaco Externo. A cerimónia de entrega decorreu, no passado dia 16 de julho, no Museu da Eletricidade, em Lisboa, e foi presidida pela Secretária de Estado da Saúde, Rosa Valente de Matos.

Com este novo compressor cardíaco externo a equipa da VMER terá capacidade de aplicar de forma automática, contínua e segura compressões torácicas a doentes em paragem cardiorrespiratória, não só no local da ocorrência, mas também no transporte até ao Hospital. A utilização deste equipamento permite substituir as compressões manuais evitando a fadiga e as pausas associadas às mesmas, deixando também os profissionais mais disponíveis para outras intervenções que sejam necessárias.

Estes equipamentos foram entregues pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) num projeto financiado em 75% pela Fundação EDP. Com a entrega dos compressores, o INEM capacita a 100% a sua rede de meios de Suporte Avançado de Vida com este equipamento.

Fonte da imagem: Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM)