No sentido de promover uma maior articulação com os cuidados de saúde primários o Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) assinou um protocolo com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) que possibilita, a partir do mês de setembro, aos utentes do ACES Arco Ribeirinho o acesso a exames de patologia clínica, nas duas unidades hospitalares.

O documento assinado prevê que os utentes das Unidades Funcionais dos concelhos do Barreiro e Moita possam optar pelo Hospital de Nossa Senhora do Rosário e os utentes das Unidades Funcionais dos concelhos de Montijo e Alcochete possam dirigir-se ao Hospital do Montijo para realizarem as análises clinicas prescritas pelos médicos de família. Os resultados ficam disponíveis para consulta do médico do ACES Arco Ribeirinho, via informática, ou podem ser entregues em papel aos utentes no local onde fizeram o exame.

A disponibilização deste serviço contribui para uma aproximação entre as unidades de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS) aproveitando a sua capacidade, logística e recursos humanos contribuindo, desta forma, para uma rentabilização dos meios da Instituição e para um aumento da satisfação dos utentes.