O Centro Hospitalar Barreiro Montijo iniciou, no passado mês de julho, uma consulta de Psicologia em Cuidados Paliativos que dá apoio no luto aos familiares dos doentes internados na Unidade de Cuidados Paliativos e às famílias acompanhadas pela Equipa Intrahospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos, proporcionando um apoio emocional durante a doença e após o falecimento.

O luto é um processo que envolve sentimentos, pensamentos e comportamentos com fases e características específicas. Este é um processo que se inicia ao longo da doença e que afeta tanto o doente como a sua família. Se o luto não for vivido adequadamente, de forma saudável, pode prolongar-se e agravar-se para um luto patológico, que pode causar incapacidade considerável em várias esferas da vida (saúde, trabalho e vida social).

A consulta realiza-se semanalmente, às quartas feiras, junto à Unidade de Cuidados Paliativos, no Piso 3.