jornadas medicina1jornadas medicina2jornadas medicina3

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) promoveu, nos passados dias 24 e 25 de setembro, a 10.ª edição das Jornadas do Serviço de Medicina Interna no Auditório da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro, este ano com o tema “Medicina Interna e Medicina Geral e Familiar: Duas perspetivas – Uma realidade”.

As Jornadas tiveram início com um curso de Ventilação Não Invasiva (VNI), que teve como principais objetivos habilitar os participantes a saber utilizar esta técnica ventilatória nas suas diferentes indicações, com maior ênfase nas situações de urgência.

O dia seguinte ficou reservado ao debate de vários temas do âmbito da Medicina Interna como: a doença cerebrovascular; a insuficiência cardíaca; a anticoagulação; o doente “reumático”; a doença pneumocócica; e a continuidade de cuidados de enfermagem pós-alta hospitalar e a articulação de recursos.

Este evento científico, organizado anualmente pelo Serviço de Medicina Interna do CHBM, é uma oportunidade de partilha de experiências entre médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde. Este ano contou com a presença de 120 participantes, entre profissionais deste Centro Hospitalar, do ACES Arco Ribeirinho, bem como de outros Hospitais e ACES da região.