O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) vai contar com uma nova Unidade de Técnicas Endoscópicas (UTE). O investimento, de mais de 300 mil euros, foi autorizado pela Secretária de Estado da Saúde, Rosa Valente de Matos.

Na Unidade de Técnicas Endoscópicas são executados procedimentos médicos predominantemente da área da Gastroenterologia, sendo ainda utilizada pela especialidade Otorrinolaringologia e Pneumologia.

O aumento da atividade assistencial, em particular da Gastroenterologia entre 2014 e 2017, obriga a uma adequação deste espaço físico por forma a permitir o aumento da oferta de cuidados de saúde e a incrementar os níveis de segurança da atividade clinica.

Esta obra de beneficiação, agora aprovada pela Tutela, permitirá criar uma nova sala de exames e um espaço de Hospital de Dia para os doentes do foro gastroenterológico; bem como uma sala adequada à vigilância peri-endoscópica. A nova UTE permitirá, ainda, otimizar o circuito para os utentes, assim como melhorar o circuito de desinfeção dos equipamentos/dispositivos médicos e do manejo de material contaminado.

Com este investimento, o CHBM aumentará a sua capacidade de resposta interna na área dos Meios Complementares de Diagnóstico e de Terapêutica, reduzindo o recurso a prestadores de cuidados externos, nomeadamente outros hospitais ou prestadores privados.

Em 2017 a valência de Gastrenterologia realizou mais de 5.700 exames e acompanhou 65 doentes em Hospital de Dia.