O Serviço de Radioterapia do CHBM renovou a sua certificação pelas atividades de “planeamento, administração e controlo de radioterapia externa em doentes do foro oncológico”, tendo este ano atualizado o referencial para a norma ISO 9001:2015.

O Serviço de Radioterapia encontra-se certificado desde 2009 pela SGS. Com a certificação do sistema de gestão da qualidade, os colaboradores comprometem-se a cumprir todos os requisitos legais, regulamentares e técnicos aplicáveis à atividade que desempenham; e a tentar melhorar continuamente o sistema de gestão da qualidade do serviço, visando aumentar a satisfação dos utentes, das Instituições que os referenciam e dos profissionais que ali trabalham.

Nesse sentido, pretende-se minimizar a ocorrência de complicações associadas aos tratamentos, otimizar o tempo de permanência dos doentes no Serviço para os tratamentos diários, melhorar os circuitos com as Instituições que referenciam doentes e garantir a atualização técnica dos seus colaboradores.

Recorde-se que o Serviço de Radioterapia iniciou a sua atividade em maio de 2005 e foi o primeiro serviço público a dispor desta terapêutica a sul do rio Tejo. Na sua abertura dispunha de um acelerador linear, um simulador e um sistema de planeamento computorizado tridimensional, tendo ficado desde logo as suas instalações preparadas para receber mais um acelerador linear, instalado em 2010, e ainda um equipamento de braquiterapia.

A localização desta Unidade Hospitalar na Península de Setúbal permite-lhe tratar, para além dos doentes referenciados pelo próprio Centro Hospitalar, os utentes encaminhados através das consultas de decisão terapêutica dos hospitais Garcia de Orta (Almada), Centro Hospitalar de Setúbal, Hospital de Vila Franca de Xira, entre outros.

Em 2005, ano da sua inauguração, foram tratados 405 doentes. A partir dessa altura, o Serviço iniciou um período de intensa atividade, tendo em 2017 tratado 1.025 doentes e realizado 23.602 tratamentos.

Em 2011 implementou a técnica de radioterapia estereotáxica fracionada (SBRT) em doentes de pulmão e em 2015 radioterapia de intensidade modulada (IMRT) em doentes de cabeça e pescoço. Atualmente, o Serviço de Radioterapia trata também com esta técnica doentes com tumores da próstata, ginecológicos e do sistema nervoso central. Pretende no ano 2019 alargar a técnica de SBRT a casos oligometastastáticos.