diabetes1diabetes2diabetes3

O Dia Mundial da Diabetes celebra-se a 14 de novembro e o Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) associa-se uma vez mais às comemorações com a promoção de várias iniciativas focadas na doença e na sua prevenção.

As V Jornadas do Dia Mundial da Diabetes, que se realizaram no dia em que se assinala esta efeméride, contaram com a presença da ESTBarTuna - Tuna Académica da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro que, cantando a diabetes, deu inicio aos trabalhos. Ao longo do dia foram abordadas várias temáticas como: a Diabetes e o rim; as complicações génito-urinárias na Diabetes; o papel do crómio na resistência à insulina; hiperglicémias e hipoglicémias; a pré-Diabetes; e a educação na Diabetes a partir da infância. Realizou-se também um curso de Insulinoterapia.

Este evento surgiu com o objetivo de promover a partilha do conhecimento entre o CHBM e as Instituições de Saúde mais próximas. Contudo, verificou-se um crescimento anual e um aumento da visibilidade que ultrapassa a Península de Setúbal, tendo este ano as Jornadas contado com presença de cerca de 250 participantes, entre profissionais de unidades de saúde de Lisboa, Leiria, Santarém e Évora.

Ainda no âmbito das comemorações, a Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes do CHBM e ACES Arco Ribeirinho apresentou os resultados de uma ação de rastreio e sensibilização para o risco da Diabetes, realizada junto de 610 profissionais do Centro Hospitalar. No Hospital do Montijo decorreu uma sessão de sensibilização para os utentes diabéticos seguidos na consulta externa.

Até ao final do mês de novembro decorre igualmente uma exposição itinerante nas 4 autarquias da área de influência do CHBM, que pretende alertar e sensibilizar para a prevenção, controlo e tratamento desta doença. A fechar as comemorações desta efeméride realiza-se, no próximo dia 28 de novembro, uma sessão de sensibilização para os utentes diabéticos seguidos no CHBM e no ACES Arco Ribeirinho.