site cartaz gripe1 18site cartaz gripe2 18site cartaz gripe3 18site cartaz gripe4 18

O CHBM realiza neste Inverno uma campanha junto dos utentes, com o objetivo de sensibilizar os mesmos para o uso criterioso das urgências hospitalares. Para o efeito contou com a colaboração de alguns utentes que se dispuseram a “dar a cara” por esta iniciativa.

Com o mote “Neste Inverno se estiver doente eu ligo para o SNS24 ou vou ao Centro de Saúde”, esta campanha tem como objetivo sensibilizar os utentes para o uso correto dos recursos existentes no Serviço Nacional de Saúde (SNS), esclarecendo que antes de recorrer aos Serviços de Urgência devem contactar o centro de contacto SNS24 (808242424) ou dirigir-se ao seu Centro de Saúde, uma vez que as urgências hospitalares estão vocacionadas para o atendimentos de situações urgentes e situações emergentes.

A este respeito relembramos que, de acordo com a Portaria n.º 260/2014 de 15 de dezembro, são situações urgentes aquelas em que o doente apresenta situação clínica com potencial de falência de funções vitais e são situações emergentes aquelas em que o doente apresenta situação clínica com risco instalado, ou iminente, de falência de funções vitais.

Assim, neste Inverno se apresentar sintomas de gripe ou outra doença ligue para o centro de contacto SNS24 (808 24 24 24), que funciona 24 horas por dia. Através deste número, profissionais de saúde qualificados irão ajudá-lo a resolver o problema por si próprio ou encaminhá-lo-ão para o serviço de saúde mais adequado, ou seja, para o Centro de Saúde ou para a Urgência Hospitalar. Pode também dirigir-se ao Centro de Saúde e contactar o seu médico ou enfermeiro de família que o ajudarão a encontrar a melhor resposta ao seu problema de saúde.

Colabore com o Serviço Nacional de Saúde (SNS), proteja a sua saúde e utilize os serviços de forma ponderada!