caminho hospitais1caminho hospitais2caminho hospitais3

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) acolheu, no passado dia 7 de dezembro, a iniciativa “Caminho dos Hospitais”, promovida pela Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), com o tema “Plano Diretor: Que desafios?” proporcionando um momento de reflexão, envolvendo não só aos profissionais de saúde, mas também a sociedade civil.

Esta edição foi dedicada à análise dos requisitos e pressupostos a considerar na elaboração de um Plano Diretor Hospitalar, com a apresentação de algumas experiências de organização de cuidados de saúde desenvolvidas internamente e por outras unidades de saúde, tendo sido abordados os três principais desafios: o do contexto; da proximidade; e da reorganização.

Ao longo da manhã houve lugar para a discussão sobre a temática, com uma abordagem técnico-normativa pela Arq.ª Sofia Coutinho da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) e com a partilha de experiências de outras Instituições, como a realidade do IPO do Porto, representado pelo seu Presidente do Conselho de Administração Dr. Laranja Pontes, e do Hospital Beatriz Ângelo, representado pelo Dr. Artur Vaz Vogal do Conselho de Administração.

O CHBM foi a 16.ª unidade hospitalar a receber a iniciativa da APAH.