inauguracao1inauguracao2inauguracao3

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) inaugurou, no passado dia 14 de dezembro, as novas instalações do Serviço de Urgência Geral, com a presença da Secretária de Estado da Saúde Raquel Duarte. Esta obra teve como objetivo melhorar a qualidade dos cuidados de saúde prestados aos doentes, aumentado a sua satisfação, e proporcionar melhores condições de trabalho para os profissionais.

Com esta intervenção o Serviço de Urgência Geral passa a dispor de 12 gabinetes médicos, mais 3 do que anteriormente, de dois postos de triagem, mais um do que nas antigas instalações. Com a renovação do espaço, o circuito dos doentes prioritários e não prioritários é diferente, com salas de espera autónomas, permitindo assim melhorar as condições de vigilância dos utentes mais urgentes. Esta obra permitiu beneficiar a sala destinada a tratamentos respiratórios, a sala de emergência e a sala de pequena cirurgia, bem como aumentar a capacidade da sala de espera para os doentes que aguardam triagem. O Serviço de Urgência Pediátrica também foi alvo desta intervenção e tem agora uma nova sala de espera com melhores condições de acolhimento.

A cerimónia de inauguração contou com a presença de representantes de diferentes entidades da comunidade local, bem como do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT).

O Serviço de Urgência Geral situa-se no Hospital de Nossa Senhora do Rosário – Barreiro e serve os concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete. Com uma população de mais de 215 mil habitantes, em 2017 registou mais de 72.000 episódios de urgência e no 1.º semestre de 2018 perto de 37.000. A Urgência começa a funcionar nas novas instalações a partir de 19 de dezembro.