No âmbito da estratégia de melhoria contínua da qualidade dos cuidados, o Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) concorreu ao Programa “EDP Solidária – Saúde 2018” com um projeto que visa a melhoria do conforto térmico dos utentes, tendo o mesmo sido selecionado como um dos vencedores. “Climatizar também ajuda a cuidar” foi o lema escolhido!

Uma boa climatização do ambiente hospitalar promove o conforto dos utentes e dos profissionais de saúde, contribuindo também para redução do risco de agravamento dos problemas de saúde. Face aos problemas de climatização identificados em alguns locais, o CHBM propõe-se melhorar a climatização das salas de espera e gabinetes de atendimento dos serviços de Urgência Geral e de Urgência Pediátrica; da sala de realização de exames de tomografia computorizada do Serviço de Imagiologia; bem como das futuras instalações destinadas à implementação do Hospital de Dia de Psiquiatria no Montijo.

O investimento será de cerca de 500 mil euros, dos quais 300 mil euros serão financiados pela Fundação EDP. As obras de beneficiação em causa contemplam a aquisição e instalação de equipamentos de climatização e renovação de ar nas áreas acima mencionadas, bem como caixilharias e janelas de vidro duplo que garantam o isolamento térmico, promovendo o conforto dos utentes e familiares enquanto aguardam e recebem cuidados de saúde.

Este projeto deverá estar concluído até ao final de 2019, prevendo-se beneficiar cerca de 73 mil utentes, bem como os seus familiares ou acompanhantes.

O Programa EDP Solidária – Saúde é uma iniciativa da Fundação EDP que visa apoiar projetos que melhorem as condições clínicas e sociais decorrentes de problemas de saúde, incluindo a reabilitação das instalações de instituições prestadoras de cuidados permanentes de saúde e a doação de equipamentos médicos que não sejam de consumo corrente e de utilização primária. Em 2018 o objetivo do Programa EDP Solidária – Saúde foi o apoio a iniciativas que visem a melhoria do conforto térmico dos utentes nas instalações das entidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).