epva sessao violencia interpessoalA Equipa de Prevenção da Violência em Adultos (EPVA) do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) foi convidada a participar, através da apresentação das suas boas práticas, numa reunião de trabalho sobre a violência interpessoal na região, promovida pela Secretária de Estado da Saúde e pela Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade. Este encontro, que se realizou no passado dia 26 de março, teve como principal objetivo a partilha de experiências para reforçar e acelerar a intervenção destas estruturas na prevenção e combate à violência, tanto ao nível dos cuidados de saúde primários como dos hospitalares.

Na reunião estiveram presentes a Secretária de Estado da Saúde, Raquel Duarte, a Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro, o Presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), Luís Pisco, e mais de 200 participantes entre elementos das várias Equipas de Prevenção da Violência em Adultos da ARSLVT, dirigentes de hospitais e Agrupamentos de Centros de Saúde.

A EPVA intervém na promoção da igualdade e, em particular, na equidade em saúde, bem como na prevenção das diversas formas de violência interpessoal. No CHBM, a Equipa multidisciplinar é composta por 6 elementos que, entre outras competências, contribui para melhorar a informação sobre a igualdade de género e prevenção da violência ao longo da vida, junto da população e dos profissionais desta Instituição. São estes elementos que dão apoio às equipas de saúde no que respeita à sinalização ou acompanhamento das situações de violência.