dia enf1dia enf2dia enf3

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) associou-se mais uma vez às comemorações do Dia Internacional do Enfermeiro, através de uma conferência que se realizou no dia 13 de maio e que contou com a presença de cerca de 70 participantes.

“Enfermeiros: uma voz de liderança da saúde para todos” foi o lema escolhido pelo Conselho Internacional dos Enfermeiros (ICN) para este ano e que se serviu de mote para as duas conferências proferidas pela Enf.ª Ana Fonseca, Presidente do Conselho de Enfermagem da Ordem dos Enfermeiros, e pelo Enf.º António Antunes Nabais, enfermeiro no Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central e professor na Escola Superior de Enfermagem de Lisboa.

Enquanto parte integrante de uma equipa multidisciplinar, o ICN acredita que os enfermeiros podem criar sistemas de saúde que tenham em conta os determinantes sociais, económicos, culturais e políticos da saúde. Podem combater as desigualdades ao nível da saúde e, através de uma reorientação para a promoção da saúde, prevenção de doenças, tratamento, reabilitação e cuidados paliativos, podem melhorar a saúde de todos em toda a parte.

A enfermagem é a profissão do setor da saúde que conta com mais profissionais em todo o mundo e que trabalha em todas as áreas onde os cuidados de saúde são prestados para alcançar o objetivo principal da saúde para todos, prestando serviços de saúde adequados ao indivíduo, à família e à comunidade.

O Dia Internacional do Enfermeiro comemora-se a 12 de maio e assinala a data em que nasceu Florence Nightingale, que teve um importante papel ao implementar profundas reformas na enfermagem, que permitiram a redução drástica das taxas de mortalidade no Hospital Saint Thomas, em Londres, onde fundou, em 1859, a primeira Escola de Enfermagem moderna.