Dando cumprimento à primeira fase do Programa “EDP Solidária – Saúde 2018”, o Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) procedeu, no passado mês de abril, à instalação do equipamento de ar condicionado para climatização da sala de realização de exames de tomografia computorizada (TC) do Serviço de Imagiologia situado no Hospital de Nossa Senhora do Rosário - Barreiro.

O equipamento de TC dá resposta aos pedidos de exames dos vários serviços, centrando a sua resposta nos pedidos dos serviços de Urgência e Internamento, que representam cerca de 90% dos exames realizados. Entre janeiro e abril de 2019 foram já realizados 5.781 exames num universo de 3.772 doentes, o que corresponde a um atendimento médio de 973 doentes por mês.

Recorde-se que o CHBM concorreu ao Programa “EDP Solidária – Saúde 2018” com um projeto que visa a melhoria do conforto térmico dos utentes, tendo o mesmo sido selecionado como um dos vencedores. Com o lema “Climatizar também ajuda a cuidar!”, este projeto prevê ainda a climatização das salas de espera e gabinetes de atendimento dos serviços de Urgência Geral e de Urgência Pediátrica; bem como das futuras instalações destinadas à implementação do Hospital de Dia de Psiquiatria no Montijo.

O investimento será de cerca de 500 mil euros, dos quais 300 mil euros serão financiados pela Fundação EDP. As obras de beneficiação em causa contemplam a aquisição e instalação de equipamentos de climatização e renovação de ar nas áreas acima mencionadas, bem como caixilharias e janelas de vidro duplo que garantam o isolamento térmico, promovendo o conforto dos utentes e familiares enquanto aguardam e recebem cuidados de saúde.

O Programa EDP Solidária – Saúde é uma iniciativa da Fundação EDP que visa apoiar projetos que melhorem as condições clínicas e sociais decorrentes de problemas de saúde, incluindo a reabilitação das instalações de instituições prestadoras de cuidados permanentes de saúde e a doação de equipamentos médicos que não sejam de consumo corrente e de utilização primária. Em 2018 o objetivo do Programa EDP Solidária – Saúde foi o apoio a iniciativas que visem a melhoria do conforto térmico dos utentes nas instalações das entidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).
fundacaoEDP