ppcira dia maos1ppcira dia maos2ppcira dia maos3

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) associou-se, uma vez mais, às comemorações do Dia Mundial da Higiene das Mãos promovendo diversas iniciativas, ao longo do mês de maio, como forma de sensibilizar para a importância da lavagem das mãos. “Cuidados Seguros para todos está nas tuas mãos” é o mote que acompanhou as celebrações deste ano que contaram com uma sessão comemorativa, uma exposição e uma ação de educação para a saúde junto dos colaboradores e utentes.

Uma peça de teatro, protagonizada pelos alunos do Grupo de Teatro da Escola Secundária de Santo André, marcou o início da sessão. Seguiu-se uma apresentação feita pelo Dr. Paulo André Fernandes, Coordenador do Grupo de Coordenação Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos (GCL – PPCIRA), onde deu a conhecer os resultados atingidos pelo CHBM no que respeita à higiene das mãos. A taxa de adesão da Instituição em 2018 foi de 78%, acima da média nacional de 75%. No que respeita ao cumprimento da técnica de lavagem e fricção das mãos, a adesão no CHBM foi de cerca de 90% em ambos os casos.

ppcira dia maos4ppcira dia maos5ppcira dia maos6

Foi ainda atribuído o Prémio GCL-PPCIRA “Desafio Higienização das Mãos - 2018” à Unidade de Técnicas Endoscópicas com o projeto “Lavar mãos salva vidas”, um flashmob de sensibilização para a temática. Esta iniciativa distinguiu o melhor trabalho enquadrado no tema da higienização das mãos que reunisse os critérios de originalidade, aplicabilidade prática, reprodutibilidade e perspetiva de melhoria contínua. No final da sessão, os 65 profissionais presentes foram desafiados a dar as mãos pela higienização das mãos fazendo um cordão humano.

O GCL-PPCIRA, em conjunto com o Serviço de Saúde Ocupacional, promoveu uma ação de educação para a saúde através da montagem de um stand no corredor principal do Hospital de Nossa Senhora do Rosário – Barreiro (HSNR) para avaliar se os utentes e profissionais lavam corretamente as suas mãos. Ao longo de uma manhã fizeram diversos ensinos sobre a correta higienização das mãos, uma vez que esta é a medida mais simples para prevenir a transmissão de infeções. Ainda no âmbito das comemorações está patente até ao final do mês de maio, na entrada principal do HSNR, uma exposição sobre a temática.

ppcira dia maos7ppcira dia maos8ppcira dia maos9

Assinalado a 5 de maio, o Dia Mundial da Higiene das Mãos, foi instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Em 2009 foi implementada em Portugal a Campanha Nacional da Higiene das Mãos, que visa promover a prática da higiene das mãos de forma padronizada, abrangente e sustentada, contribuindo para a diminuição das infeções associadas aos cuidados de saúde e para o controlo das resistências dos microrganismos aos antimicrobianos, através do aumento da adesão dos profissionais de saúde à prática da higiene das mãos nos cinco momentos preconizados pela OMS.