O Conselho de Administração do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) reuniu, no passado dia 23 de maio, com os seus colaboradores para apresentar os resultados alcançados no primeiro quadrimestre de 2019.

O CHBM registou um crescimento nas principais linhas de atividade assistencial, com mais consultas e cirurgias efetuadas, mais sessões de hospital de dia, mais doentes observados na urgência e mais partos, verificando-se a estabilização do número total de doentes saídos, com 4.939 doentes tratados nos serviços de internamento.

Entre janeiro e abril de 2019 realizaram-se 63.608 consultas médicas, uma subida de 6,2% comparativamente com igual período do ano passado. Oftalmologia, Psiquiatria, Senologia e Cirurgia Geral foram as especialidades onde se registou o maior aumento. Na área cirúrgica, registou-se um total de 2.860 doentes intervencionados no primeiro quadrimestre de 2019, uma subida de 14,8% relativamente ao período homólogo, evolução bastante positiva verificada quer nas cirurgias convencionais, quer no ambulatório.

O CHBM continua assim a melhorar a acessibilidade dos utentes aos cuidados de saúde, concretamente nas áreas da consulta e cirurgia, onde se prossegue a redução dos tempos médios de espera, evolução esta que consolida os resultados obtidos nos últimos anos e que coloca este Centro Hospitalar como Instituição cumpridora dos Tempos Máximos de Resposta Garantidos estabelecidos no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Relembre-se que o tempo médio de espera para consulta externa em dezembro de 2016 cifrava-se em 147,5 dias e na atualidade apresenta 79,7 dias (redução de 46% do tempo médio de espera). Significativa redução se constata também no que respeita aos tempos médios de espera para cirurgia que em dezembro de 2016 contava com 195 dias e na atualidade é de 116,4 dias (redução de 40,3% do tempo médio de espera).

De referir ainda o aumento das sessões de hospital de dia, onde se registaram 7.834 sessões entre janeiro e abril de 2019, um aumento de 8,3% comparativamente a igual período do ano passado.

Por seu turno, nos serviços de urgência (Urgência Médico-cirúrgica do Barreiro e Urgência Básica do Montijo) foram observados 51.955 doentes no primeiro quadrimestre de 2019, mais 2,3% do que no período homólogo, motivado pelo incremento do afluxo de doentes à Urgência Médico-cirúrgica do Barreiro, onde se verifica um crescimento do número de atendimentos de 6,8% comparativamente ao mesmo período.

De notar que esta tendência de aumento de procura já se verificou também no ano de 2018, comparativamente ao ano de 2017, com um crescimento do número de doentes assistidos de 3,8%, circunstância que determina uma pressão excessiva e crescente neste serviço que urge inverter, sob pena dos tempos de espera poderem aumentar. Neste âmbito, o reforço da capacidade de resolução dos cuidados de saúde primários mostra-se essencial uma vez que a grande maioria dos utentes que recorrem aos serviços de urgência, triados com cor azul e verde, dispõe de médico de família.

Salienta-se também o incremento de confiança das mulheres parturientes nos nossos serviços do qual decorre um aumento do número de partos de 6,7% comparativamente ao período homólogo.

Foi, ainda, aproveitada a oportunidade para comunicar aos profissionais que o CHBM assinou, no dia 10 de maio de 2019, o “Compromisso Nacional por uma Agenda de Valor em Saúde em Portugal”, projeto promovido pela Universidade Nova de Lisboa, em que participam um conjunto alargado de instituições do Sistema de Saúde Português e com o qual se pretende reforçar a centralidade dos cuidados de saúde nos doentes, avaliando as instituições pelos resultados em saúde percecionados e compreendidos pelos utentes.

Veja o vídeo "Value in Healthcare – A Case for Change" apresentado no final da reunião.