dia crianca1dia crianca3dia crianca2

Por ocasião do Dia Mundial da Criança, o Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) realizou a V edição do “Hospital da Brincadeira”, no passado dia 1 de junho, proporcionando uma manhã muito divertida e especial a cerca de 40 crianças.

A ida ao médico ou ao hospital pode não ser um momento fácil para as crianças. Com o objetivo de dissipar alguns medos e desmistificar uma ida ao hospital, o CHBM convidou os filhos dos funcionários, até aos 14 anos, a trazerem os seus bonecos doentes para serem tratados no “Hospital da Brincadeira”.

Entrando neste “jogo de faz de conta”, estes “utentes” muito especiais foram vistos na triagem, onde receberam uma pulseira colorida em função da gravidade da situação, e depois observados nos gabinetes de consulta por alunos de enfermagem e médicos internos. Dores de barriga, febre, fraturas foram algumas das queixas apresentadas!
dia crianca4dia crianca5dia crianca6

Para tratar os seus bonecos preferidos as crianças foram encaminhadas para as várias especialidades existentes neste “Hospital da Brincadeira”. Fizeram análises, RX, foram operados no Bloco Operatório e até tratamentos de Fisioterapia receberam. Antes de terem alta, passaram na Nutrição onde receberam conselhos sobre alimentação saudável e na Farmácia onde tiveram oportunidade de fazer os comprimidos para os seus “amiguinhos”, descobrindo que por vezes os beijinhos e os abracinhos também ajudam a curar!

Noutro espaço, alguns médicos e enfermeiros que integram a equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do CHBM ensinaram manobras de Suporte Básico de Vida (SBV) às crianças presentes, que tiveram ainda oportunidade de visitar a viatura usada por estes profissionais.

dia crianca7dia crianca8dia crianca9

Os Bombeiros Voluntários do Barreiro – Corpo de Salvação Pública também estiveram presentes com uma ambulância. Os elementos desta corporação mostraram a viatura, os materiais e equipamentos disponíveis, recebendo ainda algumas “vítimas” do SBV.

O “Hospital da Brincadeira” é uma iniciativa que está integrada no projeto “Brincando & Aprendendo” que realiza, ao longo do ano, várias atividades lúdico-pedagógicas para os filhos dos colaboradores do CHBM como forma de valorizar o trabalho diário dos profissionais, o seu esforço e dedicação, oferecendo momentos educativos e divertidos para os seus filhos.