O Serviço de Patologia Clínica do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) tem uma nova consulta que pretende fazer um acompanhamento dos utentes que recorrem ao Serviço de Urgência e que, após avaliação médica, sejam diagnosticados com uma infeção do trato urinário inferior (Cistite). Este é um projeto inovador e pioneiro no panorama geral da Patologia Clínica em Portugal.

Os utentes que recorrem à urgência com esta patologia realizam um exame cultural de urina, cujo resultado não é imediato, antes de iniciarem o antibiótico. Posteriormente, o exame será visto pelo Patologista Clínico que irá avaliar se a terapêutica prescrita é a mais indicada para o tipo de microrganismo que está a causar a infeção. Caso seja necessário ajustar a medicação o utente será convocado para a consulta de Patologia Clínica. Nesta, será realizado o ajuste terapêutico necessário para tratar de forma dirigida o microrganismo, bem como uma avaliação clínica da fase atual da infeção e possíveis complicações da mesma.

A implementação desta consulta de Patologia Clínica permite tratar de forma mais adequada e dirigida os doentes com esta patologia em contexto de urgência, contribuindo ativamente para minimizar o problema da resistência aos antibióticos. A consulta terá lugar no Edifício das Consultas Externas do Hospital de Nossa Senhora do Rosário – Barreiro, duas vezes por semana (terças e quintas) no período da tarde.