seminario medicamentos1seminario medicamentos2seminario medicamentos3

O uso seguro de medicamentos é uma das áreas de intervenção prioritária, requerendo avaliação sistemática de todos os processos e minimização dos riscos na utilização de medicamentos, de forma a garantir a segurança dos doentes. Uma das estratégias-chave para prevenir erros e otimizar os regimes terapêuticos é envolver os doentes e a família na gestão da medicação.

Foi neste contexto que foi realizado o seminário sobre o tema “Segurança da medicação e envolvimento do doente”, que contou com a participação de mais de 50 profissionais de saúde, médicos, enfermeiros, farmacêuticos e técnicos de farmácia, com o objetivo de analisar estratégias para o envolvimento dos doentes e promover uma cultura de segurança na utilização de medicamentos.

Temos a população envelhecida e com múltiplas doenças crónicas, o que leva a um aumento do consumo medicamentos. Calcula-se que 82% da população tome pelo menos um medicamento e 29% tome 5 ou mais medicamentos e a Organização Mundial da Saúde estima que 50 % das pessoas não tomam corretamente os medicamentos, por diversas razões. Existe assim um potencial não aproveitado no investimento que se faz anualmente em medicamentos.

Estudos internacionais apontam para que 13% dos doentes seguidos em ambulatório são vítimas de incidentes de medicação e estudos nacionais apontam para 27,7% de prevalência de medicação inapropriada, onde um em cada quatro idosos tinha prescrito um medicamento inapropriado. Os erros associados ao uso de medicamentos são, assim, um grande problema de saúde pública e podem ocorrer em todos os contextos de cuidados.

A Aliança Mundial para a Segurança dos Doentes tem promovido ações que visam a redução de danos causados pela medicação devido a erros e práticas inseguras. Também em Portugal foi definido um Plano Nacional para a Segurança dos Doentes 2015-2020, que integra o objetivo estratégico de aumentar a segurança na utilização da medicação, objetivo que o CHBM tem concretizado, contribuindo para a segurança dos doentes assistidos.

Helena Almeida, Enfermeira Supervisora do CHBM