atl julho1atl julho2atl julho3

Desde 2014 que o Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) promove duas semanas de Atividades de Tempos Livres (ATL) nas férias de verão para os filhos dos seus colaboradores, inseridas no projeto “Brincando & Aprendendo”. A primeira semana, que decorreu entre 22 e 26 de julho, contou com a presença de 15 crianças com idades entre os 7 e os 11 anos que participaram em diversas atividades, umas com um caráter mais educativo e outras com uma maior componente de lazer e diversão.

As atividades começaram com um ateliê de artes plásticas onde os mais pequenos construíram os seus próprios instrumentos musicais com materiais reciclados e perceberam as diferentes sonoridades que os instrumentos podem produzir. Assistiram a uma sessão de educação para a saúde sobre “Higiene das Mãos” onde perceberam a importância de lavar as mãos e em que situações se deve fazê-lo.

atl julho10atl julho5atl julho4

Na manhã dedicada aos primeiros socorros, aprenderam quando se deve ligar para o 112, a posição lateral de segurança, manobras de Suporte Básico de Vida e, ainda, visitaram a VMER Barreiro.

Ao longo da semana tiveram a oportunidade de conhecer um pouco do Centro Hospitalar visitando os Serviços Farmacêuticos e a Central de Esterilização. Receberam a visita da Polícia de Segurança Pública (PSP), que falou sobre prevenção rodoviária, e fizeram um ateliê de ciências. Houve ainda tempo para brincadeiras com uma manhã dedicada a Jogos.

atl julho7atl julho8atl julho6

O Conselho de Administração agradece a todos os colaboradores do CHBM que contribuíram para a organização e realização destas atividades, bem como às entidades externas que colaboraram neste propósito.