O Centro Hospitalar Barreiro Montijo renovou a sua certificação como ”Hospital Amigo dos Bebés”, obtida pela primeira vez em setembro de 2012, com a adoção de medidas e práticas que implicam uma prestação de cuidados de qualidade e um contributo para a promoção e apoio do aleitamento materno.

Esta certificação reconhecida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância - UNICEF e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) tem como objetivos intervir na melhoria de cuidados e na organização dos serviços, aumentando a taxa de aleitamento materno nos primeiros meses de vida da criança. De referir que no país existem 15 Instituições com este reconhecimento.

No CHBM existem vários projetos implementados que promovem as orientações dadas pela UNICEF para se ser um Hospital Amigo dos Bebés. O projeto “Maternidade com qualidade” implementado no Bloco de Partos prevê, benefícios para a mãe e recém-nascido como: a ingestão de líquidos durante o trabalho de parto, medidas não farmacológicas de alívio da dor (musicoterapia, hidroterapia, massagem e utilização da bola de Pilates), analgesia epidural, posições não supinas no trabalho de parto/parto, episiotomia seletiva, amamentação precoce, contacto pele-a-pele na primeira hora de vida e ioga durante a gravidez.

Nos Serviços de Obstetrícia e Pediatria funciona o “Cantinho de Amamentação”, onde profissionais devidamente habilitados proporcionam às mães lactantes esclarecimento de dúvidas e apoio durante o processo de amamentação. Foi também implementada a Consulta de Enfermagem do Puerpério realizada 48 horas após a alta hospitalar, com o objetivo de apoiar o casal nesta nova fase e na adaptação à amamentação.

Existe ainda uma Linha de Apoio à Puérpera que funciona todos os dias, 24 horas por dia, e é destinada a todos os pais após a alta e até 6 semanas após o parto. Através desta linha a equipa de enfermagem está disponível no sentido de esclarecer dúvidas e diminuir alguma ansiedade inerente a este período.