30anos saude mental130anos saude mental230anos saude mental3

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo assinalou os 30 anos da Saúde Mental com uma sessão comemorativa no dia 10 de outubro, Dia Mundial da Saúde Mental, que pretendeu relembrar o percurso desta área no Barreiro.

A manhã começou com uma intervenção sobre os primeiros 50 anos da Psiquiatria em Portugal, pelo Dr. Nuno Borja Santos, fazendo uma abordagem histórica do período entre 1835 e 1885, e descrevendo a evolução dos processos que nortearam o início da assistência aos doentes mentais.

Seguiu-se uma viagem no tempo desde a criação do Centro de Saúde Mental Barreiro-Montijo, em 1989, com uma vertente comunitária e uma gestão autónoma, passando a seguir para um modelo de gestão hospitalar, até à atualidade com a integração da assistência hospitalar com os cuidados primários e a multidisciplinaridade dos técnicos como foco no percurso do utente.

Houve ainda tempo para a apresentação do “Guia informativo de Saúde Mental para Profissionais”, elaborado pelo Conselho Local de Ação Social do Barreiro (CLASB), que pretende contribuir para a melhoria dos cuidados prestados aos utentes, clarificando os critérios de referenciação e as estratégias de ação. A manhã terminou em festa com um momento musical e um bolo de aniversário.

As comemorações dos 30 anos da Saúde Mental contaram com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, João Pintassilgo, de antigos profissionais que estiveram na fundação do Serviço, de colaboradores do CHBM e de elementos da comunidade que trabalham direta ou indiretamente com a área da Saúde Mental.