apresentacao resultados 3trimestre1apresentacao resultados 3trimestre2apresentacao resultados 3trimestre3

O Conselho de Administração partilhou com os profissionais do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM), em sessão realizada no dia 23 de outubro, os resultados assistenciais alcançados entre janeiro e setembro de 2019.

Foi registado com agrado e profundo reconhecimento o empenho dos profissionais, de que resultou um crescimento nas principais linhas de atividade assistencial, tendo sido efetuadas este ano, em comparação com o ano de 2018, mais consultas externas, mais cirurgias, mais sessões de hospital de dia e mais partos. Foi ainda constatado o incremento dos atendimentos assegurados no Serviço de Urgência Geral e a estabilização do número total de doentes internados.

Entre janeiro e setembro de 2019 realizaram-se 136.894 consultas médicas, uma subida de 6,3% em comparação com igual período do ano passado. Destas, 34.735 foram consultas de primeira vez e 102.159 consultas subsequentes, representando um crescimento de 10,5% e 5% respetivamente, comparativamente ao período homologo de 2018. Destaque para as especialidades de Oftalmologia, Neurologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia Geral, onde se verificou um aumento superior a 15%.

Na área cirúrgica realizaram-se 9.580 intervenções cirúrgicas entre janeiro e setembro de 2019, mais 12,4% do que em igual período do ano passado, evolução bastante positiva verificada quer nas cirurgias convencionais, quer no ambulatório. Saliente-se a efetiva aposta na ambulatorização cirúrgica de que resultou um incremento de 21,4% na cirurgia de ambulatório, em comparação com idêntico período de 2018.

O CHBM continua assim a melhorar a acessibilidade dos utentes aos cuidados de saúde, concretamente nas áreas da consulta e cirurgia, onde se prossegue a redução dos tempos médios de espera, evolução esta que consolida os resultados obtidos nos últimos anos e que coloca o CHBM como Instituição cumpridora dos Tempos Máximos de Resposta Garantidos (TMRG) estabelecidos no Serviço Nacional de Saúde (SNS). De referir que o tempo médio de espera para consulta em dezembro de 2018 era de 90 dias, sendo atualmente de 77 dias. Por seu turno, o tempo médio de espera para cirurgia em dezembro de 2018 era de 138 dias, sendo atualmente de 130 dias.

Na área dos Hospitais de Dia registaram-se 17.557 sessões entre janeiro e setembro de 2019, o que representa um aumento de 8,4% comparativamente a igual período do ano passado, com destaque para as especialidades de Autoimunes, Imunohemoterapia, Urologia e Psiquiatria no Hospital do Montijo. O número de partos também cresceu 3,9% em comparação com o período homólogo, tendo o CHBM registado 1.139 partos até ao final de setembro último.

Nos serviços de Urgência (geral, pediátrica, obstétrica e ginecológica, e básica) o número de atendimentos subiu 3%, com 116.207 atendimentos entre janeiro e setembro do presente ano. A afluência incremental aos Serviços de Urgência, em especial ao Serviço de Urgência Médico-cirúrgica do Hospital do Barreiro (+7,6% relativamente a 2018) em contexto da redução do número de utentes sem médico de família no ACES Arco Ribeirinho mereceu também reflexão, concluindo-se pela necessidade de intensificar o trabalho de articulação entre as duas Instituições, no sentido de incrementar e robustecer o contributo fundamental dos cuidados de saúde primários, em especial nas situações em que os utentes recorrem ao serviço de urgência não carecendo verdadeiramente de cuidados urgentes ou emergentes.