O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM), criado a 1 de novembro de 2009, assinalou o seu 10º aniversário no passado dia 5 de novembro, através da realização de várias iniciativas nas duas unidades hospitalares que integram a Instituição.

As comemorações tiveram início no Hospital de Nossa Senhora do Rosário (HNSR) com uma sessão solene que contou com a presença da Ministra da Saúde, Marta Temido; do Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Frederico Rosa; do Presidente da Câmara Municipal de Alcochete, Fernando Pinto; da Vereadora da Câmara Municipal do Montijo, Sara Ferreira; da Vice-presidente da ARSLVT, Laura Silveira; do Diretor Executivo do ACES Arco Ribeirinho, Miguel Lemos; de vários membros dos Conselhos de Administração anteriores; entre outras entidades.

10anos 110anos 210anos 3

A abertura do evento ficou a cargo do Presidente do Conselho de Administração do CHBM, Pedro Lopes, que começou por saudar os profissionais presentes pelo “fantástico trabalho que têm desenvolvido nos últimos anos, no sentido de reduzir os tempos de espera para primeira consulta e para cirurgia, de que resulta o cumprimento dos tempos máximos de resposta garantidos e, ainda, o aumento, neste último ano, do número de utentes observados no tempo considerado expectável”. Enalteceu ainda “o empenho e comprometimento” dos profissionais, razão pela qual “surgem naturalmente os resultados que observamos com satisfação e que traduzem um crescimento generalizado das principais linhas de atividade no presente ano, ou seja, mais cirurgias, mais consultas externas, mais sessões de hospital de dia, mais atendimentos no serviço de urgência, mais meios complementares de diagnóstico e terapêutica realizados, comparativamente ao ano de 2018, tendo mantido o mesmo nível de desempenho no internamento hospitalar”.

No seu discurso referiu os vários investimentos realizados ou em curso que permitirão “dotar este Centro Hospitalar das condições estruturais e tecnológicas que nos permitam ombrear com as demais instituições hospitalares”, tais como a requalificação da área ambulatória do Serviço de Urgência Geral no ano passado; as atuais obras de requalificação da Unidade de Técnicas Endoscópicas; a beneficiação do Campus Hospitalar; a melhoria do isolamento das coberturas do edifício do HNSR, que permitirá alcançar ganhos de eficiência energética e sustentabilidade ambiental. Anunciou ainda aos presentes a novidade mais recente com a obtenção do visto do Tribunal de Contas para a aquisição de um Acelerador Linear, que vai substituir um dos equipamentos existentes no Serviço de Radioterapia.

Após o discurso do Presidente do CHBM foi exibido um pequeno filme que ilustrou a história e as memórias da última década, mas também mostrou a todos os presentes os investimentos e os projetos em curso e previstos para o futuro próximo. Ver vídeo

10anos 410anos 510anos 6

A sessão solene foi a oportunidade de homenagear aqueles que no dia a dia realizam o seu trabalho neste Centro Hospitalar. Foram cerca de 20 profissionais os que foram homenageados pelos seus 20 anos de serviço, tendo recebido uma pequena lembrança como forma de agradecimento pela sua dedicação e empenho. O Presidente do Conselho de Administração contou a colaboração da Ministra da Saúde nesta tarefa, que de forma simpática e amável cumprimentou os profissionais que subiram ao palco, colocando o pin institucional na farda/roupa.

A Ministra da Saúde aproveitou o momento dirigindo-se a todos os presentes. No seu discurso reconheceu o trabalho realizado pelos profissionais do CHBM, que se traduziu no aumento da atividade assistencial, nomeadamente ao nível das consultas e cirurgias, melhorando o nível de acessibilidade dos utentes aos cuidados de saúde disponibilizados por esta Instituição.

Durante a sessão houve um momento musical protagonizado por Beatriz Nunes, natural do Barreiro e última vocalista dos Madredeus, acompanhada ao piano por Luís Barrigas, que encantou os presentes. Seguiu-se o bolo de aniversário com a visita surpresa dos Doutores Palhaços da Operação Nariz Vermelho.

10anos 710anos 810anos 9

E porque para construir o futuro é preciso preservar o passado, o CHBM iniciou um processo de recuperação das várias obras existentes no HNSR com a ajuda de um grupo de concidadãos de grande sensibilidade cultural, tendo no final desta sessão inaugurado uma das obras de René Bértholo, alvo de um processo de conservação e restauro, com o apoio financeiro da Fundação Oriente.

No período da tarde as comemorações continuaram na cidade do Montijo, com uma arruada pela Orquestra de Percussão Batucando que teve início na Praça da República e continuou até às instalações do Hospital do Montijo, onde os presentes cantaram os parabéns. Esta iniciativa contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta.

Até ao final do mês de novembro está patente na entrada principal do HNSR uma exposição sobre os 10 anos de existência do CHBM.

10anos 1010anos 1110anos 12