poseur luzes1poseur luzes2poseur luzes3

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) está a substituir a iluminação atual por tecnologia LED, no Hospital de Nossa Senhora do Rosário – Barreiro, ao abrigo do Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), que prevê fomentar a poupança de energia e a utilização racional de recursos recorrendo a boas práticas de eficiência energética.

Com um investimento de mais de 435 mil euros, esta intervenção irá decorrer até ao próximo mês de março e prevê a substituição de todas as lâmpadas e luminárias convencionais por tecnologia LED. Os LEDs oferecem diversas vantagens sobre as demais tecnologias de iluminação, tais como: baixo consumo de energia, vida útil longa e intervalos maiores de manutenção, traduzindo assim grandes benefícios económicos.

Esta é a segunda intervenção feita no âmbito do POSEUR, estando ainda previstas outras medidas, tais como a colocação de painéis fotovoltaicos e painéis solares térmicos; a instalação de um sistema de “gestão técnica centralizada” (GTC); novos fan coils para climatização das enfermarias; e substituição dos chillers, das Unidades de Tratamento de Ar (UTA) e das caldeiras atuais por equipamentos mais eficientes.

O POSEUR tem como objetivo a reconversão dos sistemas de produção energética no HNSR, reduzindo os consumos energéticos e as emissões de CO2, melhorando as condições térmicas do edifício, e contribuindo para aumentar o conforto dos colaboradores e utentes da Instituição. Prevê-se que o investimento com este Programa venha a ter um impacto na redução dos consumos do CHBM na ordem dos 45% de energia, num montante global de cerca de 310 mil euros/ano.

poseur