reclamacoes19Tendo por objetivo a melhoria contínua da qualidade dos serviços, o Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) tem implementado um sistema de tratamento das exposições que facilita a recolha e tratamento das mesmas, reduz o tempo de resposta ao cidadão e melhora a prestação de cuidados e organização dos serviços. Em 2019 registaram-se menos reclamações e mais elogios, face ao ano anterior.

No conjunto dos serviços clínicos, o Centro Hospitalar registou 983 reclamações em 2019, menos 97 do que no ano anterior. Destaque para os serviços de Anatomia Patológica, Imunohemoterapia, Radioterapia e Psicologia, que não registaram nenhuma queixa.

No que respeita ao Serviço de Urgência Geral observámos uma redução muito significativa do número de reclamações (-12,6%), registando 557 exposições em 2019, menos 80 do que no ano anterior. Na análise efetuada, concluímos que a redução do número de reclamações está diretamente relacionada com as obras de beneficiação realizadas no serviço em 2018, que permitiram melhorar as condições de atendimento e acolhimento dos doentes; redefinir e otimizar os circuitos; e melhorar a circulação interna, autonomizando o atendimento dos doentes urgentes dos não urgentes.

Mas para o CHBM também é importante que os utentes possam reconhecer a qualidade dos serviços prestados pelos profissionais da Instituição, razão pela qual em 2015 aderiu ao Livro de Elogios. No ano passado, registaram-se 118 elogios/agradecimentos, visando serviços e profissionais do CHBM, mais 7 elogios do que no ano anterior. Dos serviços elogiados em 2019 destaque para a Urgência Geral (23), Medicina Interna (13), Cirurgia (8), Paliativos (8), Urologia (7) e Oncologia (6).