A satisfação dos utentes reveste-se da maior importância para o Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM), enquanto indicador da qualidade dos serviços prestados. Na Unidade de Cirurgia de Ambulatório (UCA) 94% dos utentes intervencionados em novembro último mostraram-se muito satisfeitos.

A avaliação do grau de satisfação dos utentes da UCA é realizada desde a sua abertura, em junho de 2012, através da aplicação de um questionário telefónico realizado 30 dias após a intervenção cirúrgica, sempre com resultados no nível “Muito satisfeito”. Em 2018 o questionário, bem como a sua metodologia, foi ajustado para dar cumprimento a um dos standards do processo de certificação em curso na Unidade.

O questionário, aplicado com uma periodicidade semestral, é anónimo e realizado no momento que antecede a alta, no recobro, incorporando questões relacionadas com a avaliação do conforto, privacidade, intimidade, confidencialidade, informação recebida, entre outros, bem como analisa o grau de satisfação percebido pelos utentes e implementa melhorias.

Dos 282 questionários aplicados em novembro último, 254 utentes consideram a qualidade das instalações muito boas e 260 utentes recomendariam a UCA a outros doentes que necessitem de ser operados. De referir que, ao nível da satisfação global, 263 utentes se consideram muito satisfeitos.

O processo de acreditação da UCA teve início em maio de 2019, com a visita oficial da Direção-geral de Saúde (DGS), e será desenvolvido em conformidade com o Modelo de Acreditação da Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA), adotado pelo Ministério da Saúde Português e conduzido pelo Departamento da Qualidade na Saúde da DGS, devendo ser implementado no prazo de um ano.

Para a DGS, apesar de não constituir um fim em si mesmo, o processo de certificação promove o empenho voluntário dos profissionais de saúde na melhoria contínua dos cuidados que são prestados ao cidadão, ajudando a consolidar a cultura da qualidade integral no interior dos serviços. Por outro lado, o reconhecimento oficial e público da qualidade e das melhorias conseguidas nos serviços prestadores de cuidados certificados confere aos cidadãos maior confiança no sistema de saúde.