hospitalizacao domiciliaria1hospitalizacao domiciliaria2hospitalizacao domiciliaria3

A Unidade de Hospitalização Domiciliária da Área Cirúrgica do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) participou na sessão “Hospitalização Domiciliária – Balanço e Desafios 2020”, que decorreu no dia 21 de janeiro, em Beja, e contou com a presença da Ministra da Saúde, Marta Temido, e do Coordenador Nacional para a Hospitalização Domiciliária, Delfim Rodrigues.

O CHBM falou sobre a sua experiência na mesa dedicada à temática “Hospitalização Domiciliária – Área Cirúrgica”, tendo a apresentação ficado a cargo da Enf.ª Guida Lopes que referiu o processo de constituição e implementação deste serviço no Centro Hospitalar. Até ao momento, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do CHBM, que iniciou a sua atividade a 13 de dezembro de 2019, já tratou 13 doentes, estando atualmente em tratamento mais 3 doentes.

Nesta sessão, que contou com a participação de várias unidades hospitalares e organismos centrais, foram vários os temas em discussão, tais como: Visão da Hospitalização Domiciliária na Galiza; Contratualização e Certificação de Unidades; Estratégia de Integração de Doentes na Hospitalização Domiciliária; Desempenho das Equipas | Fatores críticos de sucesso; Acreditação e indicadores de qualidade.

No final deste Encontro, o Ministério da Saúde assinou compromissos com 18 hospitais, centros hospitalares e unidades locais de saúde para a implementação de serviços de hospitalização domiciliária. Atualmente há 25 hospitais do Serviço Nacional de Saúde com este serviço, mas de acordo com o anúncio feito pela Ministra da Saúde todos os hospitais do SNS vão ter hospitalização domiciliária até 2021.