O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) atingiu resultados muito positivos em 2019, ano em que a Instituição comemorou o seu 10º aniversário, tendo registado um crescimento nas principais linhas de atividade assistencial e melhorado consequentemente a acessibilidade dos utentes aos cuidados de saúde prestados.

Na área cirúrgica (que inclui a cirurgia programada, de ambulatório e urgente) foram intervencionados 8.189 doentes em 2019, mais 8,4% do que no ano anterior. Na cirurgia programada o aumento foi de 6,1%, enquanto que na cirurgia de ambulatório a subida cifrou-se em 15,3%, ambos os resultados foram os melhores dos últimos 10 anos.

Em 2019 o CHBM realizou 183.742 consultas médicas, mais 5,6% do que no ano anterior, sendo que nas primeiras consultas o aumento foi de 9,7%, com 46.881 consultas médicas realizadas. Ambos os resultados atingidos foram também os melhores da última década, ou seja, desde a criação do CHBM.

De referir ainda o aumento das sessões de hospital de dia, onde se registaram 23.785 sessões em 2019, um aumento de 9,9% comparativamente ao ano anterior. Salienta-se também o incremento de confiança das grávidas nos serviços do CHBM, do qual decorre um aumento de 3,6% de partos comparativamente a 2018, com 1.567 partos realizados no ano passado.

No internamento o número de utentes estabilizou nos últimos anos, com 13.323 doentes saídos em 2019, o segundo melhor desempenho dos últimos 5 anos. Nos serviços de urgência (que inclui a urgência geral, pediátrica, obstétrica/ginecológica e básica), o CHBM continua a dar resposta às necessidades da população que serve, tendo-se registado um aumento de episódios nos últimos 5 anos. Em 2019 realizaram-se 158.923 episódios de urgência, mais 4,5% do que ano anterior.

A atividade realizada em 2019 contribuiu para melhorar a acessibilidade dos utentes aos cuidados de saúde prestados pelo CHBM, nomeadamente nas áreas da cirurgia e da consulta, onde se têm reduzido os tempos médios de espera, cumprindo desta forma os Tempos Máximos de Resposta Garantidos (TMRG) estabelecidos no Serviço Nacional de Saúde (SNS). De referir que nos últimos 5 anos se tem registado uma redução consistente nos tempos de espera. Nas consultas o tempo médio de espera passou de 141,5 dias em dezembro de 2015 para 77,1 dias em dezembro de 2019 (uma redução de 46%), enquanto que nas cirurgias o tempo médio de espera passou de 186 dias em dezembro de 2015 para 128,7 dias em dezembro de 2019 (uma redução de 31%).

O ano de 2019 fica ainda marcado pelos vários investimentos realizados ou em curso, dos quais se destacam as obras de requalificação da Unidade de Técnicas Endoscópicas; a intervenção no Campus Hospitalar do Barreiro; e o início do Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), com o qual se prevê poupar cerca de 300.000€/ano nos gastos com consumo energia. No âmbito deste projeto encontram-se já em execução várias empreitadas, nomeadamente a colocação de novo isolamento nas coberturas do Hospital Nossa Senhora do Rosário e a substituição de todas as lâmpadas e luminárias convencionais por tecnologia LED. Merece ainda destaque o inicio da execução da candidatura ao Programa Operacional Lisboa 2020, com a instalação já em curso de um novo equipamento “Acelerador Linear” no Serviço de Radioterapia.