IFG cursosCHBM fev20 1IFG cursosCHBM fev20 2IFG cursosCHBM fev20 3

Os 45 Internos da Formação Geral (IFG), que iniciaram funções no inicio do presente ano no Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM), já começaram as formações obrigatórias que serão ministradas pelo Hospital.

No dia 20 de fevereiro realizou-se o módulo “Suporte Básico de Vida”. Seguiu-se a formação “Introdução ao Serviço de Urgência”, nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro, que versou temas de urgência nas áreas de Cardiologia, Pneumologia, Neurologia, Psiquiatria, Intoxicações, Trauma, Cirurgia, Urologia, Otorrinolaringologia, Ginecologia, Pediatria, entre outras.

Para além destes, os IFG terão ainda que frequentar e obter aproveitamento nos seguintes cursos: “Prevenção e controlo da infeção associada aos cuidados de saúde e utilização racional dos Antimicrobianos”, “Utilização racional dos meios complementares de diagnóstico”, “Utilização racional dos componentes/derivados do sangue”, “Saúde Pública” e “Ética, Deontologia e Comunicação Médica”, sendo estes dois últimos ministrados via “e-learning”, organizados pela ARSLVT e Ordem dos Médicos.

Ao longo do ano, os Internos de Formação Geral vão ainda passar por várias especialidades (Medicina Interna; Cirurgia Geral; Pediatria; Medicina Geral e Familiar; e Saúde Pública), que são estágios obrigatórios, com o objetivo de integrar os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo da sua formação pré-graduada na prática clinica diária das diversas especialidades.