O Centro Hospitalar Barreiro Montijo criou Linhas de Apoio e Consultas em Saúde Mental, para os profissionais do CHBM e do ACES Arco Ribeirinho, no âmbito da pandemia COVID-19.

De acordo com a Diretora do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental, Dra. Gláucia Lima, “nestes tempos difíceis de maior ansiedade para os técnicos que estão na linha da frente para combater esta pandemia, pretendemos dar um apoio personalizado aos profissionais de saúde que se sintam mais fragilizados a nível emocional e que precisem da colaboração da Psiquiatria”.

Também para a Responsável da Unidade de Psicologia, Dra. Fátima Lourenço, face à realidade que vivemos “afigura-se necessária uma resposta às situações do foro emocional, resultantes de toda a sobrecarga de trabalho, de angustia e de medo próprios da situação”.

Psiquiatria
Para dar apoio a todos os profissionais que necessitam, estão disponíveis dois médicos psiquiatras para o atendimento telefónico ou presencial, todos os dias úteis entre as 10h00 e as 14h00 (Linha de apoio: 21 214 73 79). Para os utentes está disponível uma linha de atendimento diária, das 9h00 às 20h00 (Telefone geral 21 214 73 00, extensão 5012).

Psicologia
Está também disponível um psicólogo para o atendimento telefónico ou presencial aos profissionais, todos os dias úteis das 10h00 às 16h00 (Telefone geral 21 214 73 00, extensão 2219). Para os utentes estão disponíveis linhas telefónicas direcionadas às áreas de Psicologia infantil, adultos e doentes oncológicos (Linha de apoio geral: 21 214 73 00; Linha de apoio específico: 21 214 73 80 / 21 214 90 19, todos os dias úteis entre as 10h00 e as 12h30). Em ambas as situações, quando ligar deve pedir para ser encaminhado para o psicólogo da área que pretende.

Saúde da Infância e Adolescência
O Centro Hospitalar dispõe ainda de uma linha para apoio e orientação para a Saúde da Infância e Adolescência, disponível para os técnicos do ACES Arco Ribeirinho, Comissões de Proteção de Crianças e Jovens, Escolas e Instituições de Acolhimento de Crianças e Jovens, bem como para os familiares/utentes seguidos no CHBM, a fim de esclarecer dúvidas e apoiar nessa fase (endereço eletrónico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).