O Serviço de Aprovisionamento do Centro Hospital Barreiro Montijo (CHBM) renovou novamente a sua certificação pelo sistema de "gestão e controlo de stocks e aquisição de bens e serviços”, através da norma ISO 9001:2015.

O Serviço de Aprovisionamento implementou um Projeto Integrado de Logística Hospitalar em 2007, através do sistema e-kanban, e foi certificado pela primeira vez em 2009. Com este sistema, que veio permitir uma maior eficiência na gestão de stocks e consumos, todos os produtos consumidos nos serviços são registados online, através de um terminal móvel. A informação é recebida no armazém, que repõe a quantidade de material necessária nos serviços, com base nos níveis acordados.

Este modelo de reposição, que está implementado em 69 serviços clínicos/armazéns periféricos do CHBM, permite reduzir os stocks existentes nos serviços e no Armazém Geral, evitando desperdícios; rentabilizar os recursos humanos e materiais; e garante a existência de um inventário permanente dos materiais existentes.

Recorde-se que este serviço do CHBM foi o primeiro do Serviço Nacional de Saúde (SNS) a obter a certificação pelo referencial ISO e o segundo a implementar o modelo logístico e-kanban. Foi, ainda, o primeiro a implementar o programa de custeio ao doente no Bloco Operatório (referenciado pelo Tribunal de Contas como boa prática) e respetivo modelo logístico de bens consignados. Recentemente, foi de novo reconhecido ao receber o “Prémio Mais Participativo”, atribuído pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

Para a Diretora do Serviço de Aprovisionamento, Dra. Vanessa Paulino, esta renovação “simboliza sempre a altura do ano em que cresce a motivação da equipa, mas nesta fase que vivemos e no meio de uma Pandemia que levou serviços desta natureza a serem chamados ao seu mais alto nível de empenho e diligência, para que nada falte aos profissionais na primeira linha do atendimento aos doentes COVID19, significa ainda mais responsabilidade”. E acrescenta: “Demostra mais que nunca, que é um prémio merecido a um grupo de trabalhadores que viveu todos estes dias ao lado dos seus clientes internos, a ouvi-los chorar, gritar, reclamar, agradecer, reconhecer, ter receios e medos, um misto de sentimentos que nunca antes tínhamos vivido juntos e tão intensamente. A certeza que que nada será como antes, esperando que só seja para melhor”.