simulacro SUB1simulacro SUB2simulacro SUB3

O Serviço de Urgência Básica (SUB) do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) realizou um simulacro no passado dia 22 de outubro, inserido na iniciativa “Angels Iniciative” 2019/2020 que tem como objetivo implementar a Abordagem Intra-Hospitalar do Acidente Vascular Cerebral em fase aguda.

Tratou-se de um exercício multiprofissional, que contou com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Alcochete e a presença da Dra. Cláudia Queiroga, Consultora da Angels Portugal, tendo sido monitorizadas todas as ações realizadas desde que o doente deu entrada no SUB até à transferência inter-hospitalar para o Serviço de Urgência Geral (SUG). No final foram debatidos os principais pontos de melhoria, estabelecendo objetivos e próximos passos, com vista a uma melhoria contínua no atendimento de doentes com esta tipologia de doença aguda.

Para além deste simulacro, realizaram-se várias ações de formações em novembro de 2019 e janeiro de 2020, com o objetivo de formar os profissionais de saúde, que exercem as suas funções nos serviços de Urgência e Medicina Interna do CHBM.

Tratou-se de uma formação teórico-prática “Angels Iniciative” de preparação para a implementação dos circuitos da Via Verde AVC nos serviços de Urgência Geral e Urgência Básica do CHBM, que contou com elementos da Unidade de AVC do Hospital Garcia de Orta (Dr. Miguel Rodrigues, Diretor do Serviço de Neurologia; e Enf.º Fernando Martins, da Unidade de AVC), bem como formadores do Centro Hospitalar Barreiro Montijo.

Mesmo em tempo de Pandemia COVID-19, o CHBM continua empenhado na otimização da Via Verde AVC.