Com o objetivo de humanizar o Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar Barreiro Montijo foi criada uma mascote de seu nome Rosarinho, numa referência ao Hospital de Nossa Senhora do Rosário, unidade onde se situa este serviço.

O projeto desta super-heroína foi desenvolvido por um grupo de trabalho constituído pela Enf.ª Catarina Soares, Professora Elisabete Santos e Enf.ª Rosário Martins; que depois ganhou vida através das mãos do designer gráfico Bruno Duque.

De acordo com este grupo, “a Rosarinho é uma super-heroína muito simpática e divertida, capaz de minimizar a carga emocional, fruto do internamento hospitalar e de tratamentos a ele associados, ou associados à doença crónica”.

E são já são muitas as ideias a concretizar. Pintar e decorar o Serviço de Pediatria, nas várias áreas de intervenção; criar espaços mais acolhedores; sensibilizar os utentes pediátricos e as suas famílias para questões ligadas com a educação para a saúde; promover ações de humanização que permitam suavizar as consequências emocionais do internamento, entre outras.