PCA nov20 2Caríssimos Enfermeiros,

Permitam-me a ousadia de me juntar a vós nas celebrações no Dia Internacional do Enfermeiro. Faço-o com profunda convicção pessoal e imensa gratidão profissional.

Celebra-se o Dia Internacional do Enfermeiro em todo o mundo, no dia 12 de maio, aniversário do nascimento de Florence Nightingale, fundadora da Enfermagem Moderna. Neste ano, a celebração desta efeméride deve revestir particular significado para todos os enfermeiros porquanto o seu inesgotável contributo para mitigar os efeitos da pandemia por COVID-19 engrandeceu a vossa profissão, a vossa verdadeira essencia, “cuidar”.

Esta pandemia espelhou pelo mundo o tributo fundamental da ação do enfermeiro enquanto agente de humanização e bem-estar junto daqueles que se encontram mais fragilizados. A vossa força e determinação foram essenciais para manter a resiliência do nosso Serviço Nacional de Saúde, último reduto para muitos portugueses cuja saúde se esvanecia perante um inimigo desconhecido, assustador e letal. Não vos faltou coragem para de forma abnegada, apesar de não raras vezes fortemente carregada de sacrifício pessoal, físico ou emocional, cumprir a vossa missão com brio e sentido de responsabilidade.

cartaz dia enf1O tema anunciado este ano pelo Conselho Internacional dos Enfermeiros “Enfermeiros: Uma Voz para Liderar - Uma Visão para o Futuro dos Cuidados de Saúde” procura mostrar como a enfermagem pode olhar agora para o futuro e transformar a próxima etapa da saúde.

A pandemia causou perturbações muito significativas na prestação de cuidados de saúde, mas também foi geradora de respostas inovadoras procurando responder às necessidades de cuidados da população. Em 2021, reinventemos também o papel dos enfermeiros no propósito de promover novas abordagens assistenciais, mais efetivas, de maior proximidade, verdadeiramente orientadas para as necessidades dos doentes. Explorar novos modelos de cuidados centrados na pessoa, no respeito pela sua dignidade, numa assistência sustentada em evidências científicas e em valores de humanismo, onde os Enfermeiros vejam valorizado o seu papel. É este o mote que todos devemos procurar.

Neste dia comemorativo testemunhamos a enorme pressão que também os enfermeiros do Centro Hospitalar Barreiro Montijo vivenciaram no contexto da pandemia e o seu papel crucial para que todos os cidadãos de quem cuidaram tivessem a melhor resposta possível em cuidados de enfermagem e de saúde. Heroicamente foram capazes de responder em todo o tempo e a cada momento, com espírito de sacrifício, coragem e altruísmo, honrando a nobre profissão de enfermagem.

Um enorme agradecimento a todos pelo admirável empenho demonstrado.

Juntos Cuidamos!
Pedro Lopes
Presidente do Conselho de Administração

A Enf.ª Helena Almeida, a Enf.ª Filomena Sanches e a Enf.ª Patrícia Cabrita também deixaram as suas mensagens a propósito desta efeméride
.