curso cirurgiacurso cirurgia1curso cirurgia2

O Serviço de Cirurgia Geral do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) realizou o I Curso Teórico-Prático de Técnica Cirúrgica Básica no passado dia 19 de maio, contando com a presença de 20 formandos, na sua maioria Internos de Formação Geral e do 1º ano de Especialidades Cirúrgicas do CHBM, mas também de outras Instituições. A formação ficou a cargo dos Internos e de alguns Assistentes Hospitalares do Serviço de Cirurgia Geral.

No período da manhã foram abordadas questões teóricas, nomeadamente, os princípios básicos de cicatrização e tipo de feridas; antibioterapia e imunização; técnica de assepsia; instrumentos cirúrgicos; fios de sutura e agulhas; técnica anestésica; nós cirúrgicos; princípios de técnica de sutura; técnicas de encerramento; e, por fim, complicações e remoção de sutura. No período da tarde os formandos conseguiram colocar em prática alguns dos conceitos adquiridos com recurso a simuladores de pele e simuladores de nós.

Para a Comissão Organizadora, este curso teve como objetivo principal a aprendizagem ou o aperfeiçoamento da técnica cirúrgica básica, nomeadamente anestesia local e sutura instrumental ou manual, essencial à atividade clínica dos formandos, sobretudo no Serviço de Urgência, revestindo-se de extrema importância para a sua formação e aquisição das competências. No final do curso, a avaliação foi extremamente positiva, atingindo todas as expectativas dos formandos e formadores. Tratou-se de uma iniciativa dinamizadora e pioneira no CHBM, que pretendeu promover a integração dos Internos de Formação Geral, a repetir nos próximos anos.