museu agua expo museu agua ped

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo, EPE realiza, até ao próximo dia 30 de Agosto, uma exposição do Museu da Água da EPAL, dedicada aos Chafarizes de Lisboa. A mostra está patente na entrada principal do Hospital de Nossa Senhora do Rosário.

Através de 8 roll up’s, com texto e fotografias, podemos conhecer a história do Aqueduto das Águas Livres, dos Chafarizes Medievais, do Reservatório da Mãe D’Água das Amoreiras e das várias Galerias existentes em Lisboa (Rato, Esperança, Necessidades, Loreto e do Campo de Santana).

A par da exposição, realizou-se no Serviço de Pediatria, no dia 19 de Agosto, uma actividade junto dos meninos internados com o objectivo de sensibilizar os mais novos para as questões ambientais e patrimoniais.

O Museu da Água foi inaugurado a 1 de Outubro de 1987 e abrange 4 núcleos: o Aqueduto das Águas Livres, o Reservatório da Mãe D’Água das Amoreiras, o Reservatório da Patriarcal e a Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos. Este conjunto de monumentos e edifícios, construídos entre os séculos XVIII e XIX, encontram-se indissociavelmente ligados à história do abastecimento de água à cidade de Lisboa. O Museu da Água foi galardoado em 1990 com o Prémio do Museu do Conselho da Europa.